Desapego: O que o Yoga ensina sobre
- 25 de jul. de 2022
- 1 min de leitura
O Yoga tem um preceito chamado aparigraha que é traduzido como desapego e você pode aplicar este ensinamento dentro e fora do tapetinho.
É muito comum a gente querer fazer tudo, ser bom em tudo, dar conta de tudo, mas a verdade é que o caminho para fazer tudo isso é muito cansativo e requer muito apego.
Imagina você ir viajar e precisar levar somente uma mochila e carregar somente o necessário. Qualquer excesso vai te custar tempo, esforço e dedicação a mais...
Este preceito ensina a não acumulação ou não possessividade, não estou falando bens materiais, este é o reflexo do que pensamos, de como vemos a vida. Libertar-se do controle sobre as coisas e sobre os outros, libertar-se dos padrões de crenças limitantes e muitas vezes tóxicos; libertar-se e permitir que o corpo te mostre a limitação, dar um carinho para ele, cuidar dele, exercitar ele e flexibiliza-lo, criando os espaços e flexibilidade com a pratica de ásanas e consequentemente espaço na sua mente e flexibilidade nos seus pensamentos. Se permitir desapegar do velho padrão e se propor a um novo.

O desapego também ensina uma coisa chamada FILTRO.
O filtro serve para fazer escolhas, deixar para trás aquilo que nos pesava e deixava a nossa caminhada mais lenta.
Carregar só aquilo que é útil torna a mochila mais leve, a vida mais leve.
Deixo para vocês uma breve reflexão:
Você tem filtrado os seus pensamentos, as suas emoções, a compreensão de como as situações da vida tem se apresentado para você?
Este é um bom começo!
Lu Pohlmann
Comentarios