Os Banhos de Floresta no Japão (Shinrin-yoku)
- 1 de set. de 2022
- 2 min de leitura
A prática japonesa de Shinrin-yoku, ou banho de floresta, é o ato simples e terapêutico de passar tempo em uma floresta

O que é banho de floresta?
Deixe seu telefone longe – aproveite essa oportunidade para fazer uma desintoxicação digital – e vá para a floresta mais próxima e passeie pelas árvores. Não é preciso fazer caminhadas, correr ou escalar montanhas. Se quiser, você pode até sentar-se. Aproveite o momento para apreciar o ambiente e ouvir os sons à sua volta: o canto dos pássaros, o vento batendo nos arbustos e nas folhas das árvores ou a água escorrendo pelos riachos.
Respire o ar puro e naturalmente perfumado, perca-se pelo solo acidentado da mata e nas belas imagens das copas das árvores sob o céu. Sinta o musgo macio e verde que cobre as pedras escondidas do sol e a casca grossa dos troncos das árvores. Deixe-se levar pela tranquilidade à sua volta e esqueça a agitação incessante da cidade. Essa é uma experiência sensorial.

O banho de floresta tornou-se uma parte essencial dos cuidados preventivos com a saúde no Japão. Os resultados de estudos japoneses mostram que o banho de floresta melhora a qualidade do sono, do humor, da capacidade de foco e reduz os níveis de estresse.
O estresse crônico pode contribuir com o desenvolvimento de doenças, como ansiedade, depressão e insônia, entre outras. Também pode contribuir para problemas fisiológicos, como pressão alta, tensão muscular e resposta imunológica reduzida. Passar tempo na natureza, longe da tecnologia moderna e dos grandes centros urbanos pode melhorar a saúde física e mental, reduzindo os efeitos do estresse no corpo. O banho de floresta prescrito no Japão resultou em um estilo de vida mais saudável para pessoas de todas as idades.
A medicina Japonesa
O verdadeiro valor dos banhos de floresta reside na sua acessibilidade. O banho de floresta tem benefícios semelhantes aos de outras práticas japonesas, como a meditação Zen e a atenção plena, e é um conceito muito menos desafiador. A meditação exige um momento de quietude no qual deixamos nossos pensamentos passarem pela nossa mente sem nos envolvermos com eles. A atenção plena, por sua vez, é a consciência ativa do que está à nossa volta, das circunstâncias da vida, e a percepção de nossas emoções no momento. No entanto, em uma floresta a meditação e atenção plena acontecem naturalmente quando permitimos que nossos sentidos se concentrem nas pequenas e simples mudanças à nossa volta.







Comentários