top of page

O conforto do vitimismo

  • 15 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura

Vitimismo, também conhecido por “processo vitimizatório”, a vitimização pode ser compreendida como a ação ou o efeito de ser vítima de uma conduta praticada por um terceiro, por si mesmo, ou ainda por um fato natural.


Este é um quadro horrível, pois é sinal que a saúde mental está muito abalada.

Ao mesmo tempo, a pessoa que está em um processo vitimizatório, está confortável. Sabe por que?


Porque a pessoa se isenta de todas as reponsabilidades, ela se ocupa em reclamar, apontar dedos, ser julgadora do mundo porque ele não se importa com ela. Se colocar para baixo para que os outros sintam pena dela e manipular os outros fazendo isso.


É uma situação confortável culpar os outros e colocar a responsabilidade da sua vida sobre o outro.


Sinto dizer, mas se você faz isto, está agindo de forma infantil. Uma criança que ainda não aprendeu a responsabilidade é que culpa e depende do outro, além de fazer chantagem para conseguir o que quer,


Um adulto assume responsabilidades e não tem tempo de ficar apontando dedos, ele reconhece aquilo que ele vê no outro em si e trata esses sentimentos e emoções.


O vitimismo é uma estratégia do subconsciente para o indivíduo obter algum ganho secundário. Mas, que ganho é esse? O vitimista, o coitadinho, desperta um sentimento de pena nos outros, os quais passam a ajudá-lo, dando coisas e auxiliando-o a fazer o que não faz. Isto é muito confortável, a pessoa usa isso para manipular os outros.


A tendência de desqualificar as dificuldades do outro para justificar os próprios insucessos é típico do vitimista. Essa é aquela mania de ficar falando como a vida é difícil, como os outros fazem com que sua vida seja ruim, o outro consegue porque ele tem sorte e quem ajude e eu sou o coitadinho.


Se você está observando essas características em você, ADMITA! Você tem um grave problema de saúde mental. E se não tratar este processo, terminará muito mal.


O primeiro passo para que você consiga se livrar do papel de vítima é parar de alimentar esse sentimento. Nesse ponto, é muito importante que você se foque nas suas características vencedoras e todas as habilidades que você possui e estão à sua disposição. E FAÇA TERAPIA!



Consulta Terapêutica Online
60
Agendar

 
 
 

Comentários


51 993723810

Sitio Lua Crescente Ltda

CNPJ 50.348.237/0001-36 Estrada Principal Recosta 1200 CEP 95400-00

São Francisco de Paula RS

  • Instagram
  • Facebook

©2021 por Sitio Lua Crescente. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page