Benefícios do Banho de Floresta
- 9 de set. de 2022
- 1 min de leitura
Por que médicos japoneses receitam o Banho de Floresta?

O banho de floresta como prática medicinal no Japão remonta à década de 1980, quando o governo começou a notar os efeitos adversos do boom tecnológico sobre os habitantes das cidades japonesas, como depressão, falta de atenção e dores.
Esses efeitos só pioraram com o tempo, e agora são uma realidade das cidades do mundo inteiro. É difícil conseguir relaxar totalmente nas cidades em razão da sobrecarga sensorial causada por tráfego intenso, grandes populações e longas horas dentro de escritórios.
A grande demanda imobiliária deixou várias cidades "pobres de verde", com poucas árvores e parques para dar pelo menos uma ilusão de natureza.
É aqui que a importância do banho de floresta fica evidente. Estar em uma floresta e prestar atenção ao que está à nossa volta tanto reduz o estresse de ter que fazer algo quanto nos proporciona um momento de paz.
O Dr. Qing Li, MD e PhD, é médico na Nippon Medical School em Tóquio, presidente da Sociedade de Medicina Florestal e autor do livro "A arte e a ciência do banho de floresta – como as árvores podem ajudar a encontrar a saúde e a felicidade". Ele estima que gastamos 93% do nosso tempo em ambientes fechados. Ele identificou um transtorno de déficit de natureza na sociedade, que contribui para sentimentos negativos sobre a vida, mas que pode ser significativamente melhorado com apenas algumas horas de banho de floresta.







Comentários